Pausa deste blog

dimanche 18 août 2019

Judith Teixeira - "Liberta - Liberee"


O Poetizando e Encantando vai na sua 93a Edição. Obrigada querida Lourdes pelo sempre simpático convite!
Selecionando a 4ª Imagem- Um lindo casal de noivos se beijando ardentemente, num cenário de sonhos.

https://filosofandonavidaproflourdes.blogspot.com/2019/08/93-edicao-do-poetizando-e-encantando.html



Para ilustrar o tema, transcrevo um poema de Judith Teixeira, poetisa portuguesa natural da cidade de Viseu onde nasceu em 1880. Nos seus poemas sempre a Judith Teixeira celebra a paixão amorosa!

Liberta

Noutros cenários a minha alma vive!
Outros caminhos…
Por outras luzes iluminada!
- Eu vim daquele mundo onde estive
tanto tempo emparedada…

Andavam de negro
As minhas horas…
A esquecer-me da vida -
Não me encontrava!
Meus sonhos amortalhados
Em crepúsculo,
A noite não os levava!
...….......................

Um entardecer triste e doloroso
Enrubesceu o céu!
E o meu olhar ansioso
Fundiu-se no teu!
.............................

E as tuas lindas mãos,
Esguias e nevróticas,
Pintam-me telas rubras
Bizarras e exóticas
De largos horizontes…
.............................

Hoje, ergue-me a ânsia enorme
De outras horas viver!
- Sensualizando a vida,
Descobrindo novas fontes
De dor e de prazer…
- Orgias de estranha cor
de que tu fosses somente
o extraordinário inventor!

Judith Teixeira, in 'Decadência'  (1920)


E a minha participação ao tema do dia :

Naquele dia

Naquele dia de grande felicidade,
dissemos que sim a uma vida de amor,
dissemos que sim ao calor de um leito,
forrado com pétalas de rosas e de cor.

Pintámos de vermelho corações entrelaçados,
fizemos projetos, imaginámos filhos,
no nosso peito de jovens abraçados,
dormimos sob o luar acolhedor.

Quem lhe poderia dar maior valor,
a esse dia de devaneio e de magia,
não fosse todo ele de luas e de estrelas

E repleto das nossas promessas singelas,
dos nossos olhares em contínuo encanto,
que espantam e deslumbram o firmamento!

Angela


Convido-vos por fim a acompanhar "O momento em que (a cantora portuguesa) Cuca Roseta canta "Avé Maria" no seu próprio casamento":
e
Publié par Cuca Roseta -  Publicado em 21/06/2017

10 commentaires:

  1. Boa noite de paz, querida amiga Ângela!
    O vídeo musical é uma maravilha de lindo. Não poderia ter escolhido melhor para essa postagem.
    Da sua poesia:

    "... dissemos que sim ao calor de um leito,
    forrado com pétalas de rosas e de cor."

    Ah! Que doçura de versos!
    Sua alma tem a poesia genuína, singela e bonita de fundo de alma.
    Tão bom passar por aqui e me deleitar nesse início de noite aqui para enlevo do meu coração.
    Da poesia da outra escritora:

    "- Eu vim daquele mundo onde estive
    tanto tempo emparedada…

    Hoje, ergue-me a ânsia enorme
    De outras horas viver!
    - Sensualizando a vida,
    Descobrindo novas fontes..."

    Essa sou eu, sem tirar nem pôr.
    Muita poesia no post todo. Parabéns, amiga!
    Tenha uma noite abençoada!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    RépondreSupprimer
  2. Minha amiga querida, sempre inovando sua participação, desta vez enaltecendo a grande poetisa Judith Teixeira, com esta magnifica poesia da sua autoria. Quanto a sua composição poética amiga está uma pérola.

    Naquele dia de grande felicidade,
    dissemos que sim a uma vida de amor,
    dissemos que sim ao calor de um leito,
    forrado com pétalas de rosas e de cor.

    Um dia que jamais será esquecido, o sim que selou um lindo amor. Parabéns amiga pela majestosa participação. Seja sempre bem vinda! Abraços, continuação de uma semana feliz com seus familiares e amigos. Bjuss

    RépondreSupprimer
  3. Querida Angela, ambas as poesias estão emocionantemente belas. Um dia especias, selou o grande e eterno amor.Parabéns pela linda participação. Bjuss

    RépondreSupprimer
  4. Minha amiga, mais uma majestosa participação. Amei as duas poesias. Como é lindo poetizar o amor.

    Quem lhe poderia dar maior valor,
    a esse dia de devaneio e de magia,
    não fosse todo ele de luas e de estrelas

    Um dia mais que especial, um dia da consagração desse amor. Parabéns! Bjuss

    RépondreSupprimer
  5. Dois poemas, uma bela e musical participação.

    Te convido para ler: 😎 Tempo é ponte, converso amar.
    Um abraço. Tudo de bom.

    RépondreSupprimer
  6. Boa noite!
    Mesmo ainda me recuperando da terrível virose que me abateu, estou aqui com mais um convite do Poetizando. Minha poesia está modesta, conclui para ter o prazer de participar. Peço desculpas aos grandes poetas pela minha simples composição.
    Espero mais uma vez sua maravilhosa participação, que tanto engrandece esta BC.
    Deixo para refletir esse pensamento de Roberta Frota de O. Pignonato,

    “O homem pensa que é ele o mais forte, mas a força maior aqui é a mãe natureza que faz dele e de todo o planeta o que ela quiser. Muitas vezes considerada como má, mas ela não é porque ela apenas responde às ações do homem”.

    Que o nosso final de semana seja com mais tranquilidade e paz. Que Deus esteja nos corações dos homens e em toda família.
    Abraços


    RépondreSupprimer
  7. Olá querida Angela
    E neste cenário de sonhos a promessa de uma linda e grandiosa história de amor tecida com magia pela tua sensibilidade poética
    Lindo, romântico e apaixonante
    Beijinhos perfumados

    RépondreSupprimer
  8. Não conhecia essa poetisa, mas gostei do poema que nos mostra. Também achei lindo o seu poema! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    RépondreSupprimer
  9. Que momento lindo da musica amiga.
    Que bela ilustração musical que emociona e encanta.Um show de partilha.
    A poesia é uma lindeza nesta inspirada construção e escolha de imagem neste momento de pura alegria numa decisão pelo amor puro amor.
    Gosto de suas introduções sempre a apresentar um poeta e sua obra, coisa da sua generosidade. Fico grato Angela.
    Desculpe somente hoje vir para a leitura.
    Abraços com carinho amiga.
    Sempre meus aplausos.

    RépondreSupprimer
  10. ¡Hola Ángela!

    Nos dejas una espléndida entrada, los poemas son de una belleza extraordinaria, amiga, tu participación me encanta.
    En ese día de gran felicidad,
    dijimos sí a una vida de amor,
    dijimos sí al calor de una cama. Cuantos proyectos se hacen cuando dos almas se juntan, ¿verdad?

    Y el de Yudi Teixeira es bello y de profundo sentimiento.
    Ha sido muy placentero pasar a leerte.

    Un abrazo y mi inmensa gratitud
    Se muy, muy feliz.

    RépondreSupprimer

Merci de tout coeur pour vos visites et commentaires!