Pausa deste blog

samedi 23 mars 2019

Mísia chante "Tive um coração, perdi-o / J'ai eu un coeur, je l'ai perdu"



Poetizando com os amigos e amigas na 74ª EDIÇÃO DO POETIZANDO E ENCANTANDO, a quem agradeço o carinho que têm demonstrado, e a quem desejo muitas felicidades :)
Copiada do blogue da Prof. Lourdes Duarte, a 5ª Imagem- uma jovem banha-se nas águas do mar muitas rosas espalhadas na água.
Post ilustrado com algumas fotos minhas tiradas em rios do norte de Portugal


Abraço a água


Tão bela por baixo das pontes,
Frescura que desce dos montes,
Borbulhar que alimenta as fontes,
A água  que muda os caminhos,
Do seu primoroso divagar.

Deslizando por seixos macios,
É ouvi-la cantar pelas pedras,
Histórias de marinheiros,
Refúgios de aventureiros,
Gotinhas muito juntinhas na sua voz acetinada.

Criam-se rendas de espuma a brilhar
Que se espraiam prazerosas,
Transportando brancas rosas, nos braços de um longo mar,
De costas voltadas à sede,
Em jardins de encantar. 

Aromas de areia molhada
Vão-nos chegando, até que um dia..
A água se enfurece em agonia,
São maus tratos em demasia.

Abraço a água,
Que não é tua, não é minha, nem de ninguém,
Águas que lavam as mágoas,
A água, que só Deus tem!

Angela

Clip realizado por Maria de Medeiros, Mísia canta "Tive um coração, perdi-o" de Amália Rodrigues, no castelo de Almourol (região centro de Portugal).

Tive um coração, perdi-o.
Ai, quem mo dera encontrar!
Tive um coração, perdi-o.
Ai, quem mo dera encontrar!
Preso no fundo do rio
Ou afogado no mar.
Preso no fundo do rio
Ou afogado no mar.

Quem me dera ir embora,
Ir embora sem voltar!
Quem me dera ir embora,
Ir embora sem voltar!
A morte que me namora
Já me pode vir buscar.
A morte que me namora
Já me pode vir buscar.

Tive um coração, perdi-o.
Ai, inda o vou encontrar!
Tive um coração, perdi-o.
Ai, inda o hei de encontrar!
Preso no lodo do rio
Ou afogado no mar.
Preso no lodo do rio
ou afogado no mar.

Compositores: Letra, Amália Rodrigues; Música, José Fontes Rocha

Ce poème était au départ chanté par Amália Rodrigues qui l'a composé. Depuis il y a eu plusieurs interprètes, parmi lesquels la chanteuse portuguese Mísia.
Je fais ici une rapide traduction d'amateur!

J'ai eu un coeur, je l'ai perdu.
Oh, j'aimerais le retrouver!
J'ai eu un coeur, je l'ai perdu.
Oh, j'aimerais le retrouver!
Coincé au fond de la rivière
Ou dans la mer noyé.
Coincé au fond de la rivière
Ou dans la mer noyé.

J'aimerais pouvoir partir,
Partir et sans revenir!
J'aimerais pouvoir partir,
Partir et sans revenir!
La mort qui me courtise,
Peut maintenant m'emporter.
La mort qui me courtise,
Peut maintenant m'emporter.

J'ai eu un coeur, je l'ai perdu.
Oh, un jour je le retrouverai!
J'ai eu un coeur, je l'ai perdu.
Oh, un jour je dois le retrouver!
Coincé dans la boue de la rivière
Ou dans la mer noyé.
Coincé dans la boue de la rivière

ou dans la mer noyé.

Aqui deixo a minha participação nesta edição, com muito gosto por ter participado, e agradecendo o convite da Prof.ª Lourdes !

33 commentaires:

  1. Que lindo! Participaste muito bem e adorei ver os acréscimos com as tuas imagens! Parabéns! Valeu! beijos, tudo de bom,chica

    RépondreSupprimer
    Réponses
    1. obrigada pela visita Chica,
      as minhas fotos são tiradas nas margens dos rios Cávado e Homem!
      são rios belíssimos e de agua abundante :)

      Supprimer
  2. Olá, querida amiga Ângela!
    Já havia lido seu post, mas
    deixei-o cair em meu 💙 um pouco.
    Respeitei meu horário de descanso da tardinha.
    O vídeo é lindo! Emocionante, intrigante, uma encenação declamada e musicalizada, amiga.
    Não o conhecia, fiquei deslumbrada.
    O post todo está um espanto, como dizem vocês.
    Aqui, dizemos um arraso, no bom sentido, claro!
    Sem contar que adoro Francês...
    A gente que ama sempre parte em busca do 💙 afastado por algo.
    Muito lindo!
    Uma participação também de alto nível, como nossos amigos que se esmeram por AMOR à poesia.
    Acalmou ainda mais meu 💙, amiga.
    Muito obrigada por nos enriquecer também, com louvor.
    Eu também vejo a água como sagrada seja de rios, mares, cachoeiras... contemplo-a com gratidão e reverência que lhe cabe.
    🙏🙏🙏
    Silêncio-me, amiga.
    Tenha um fim de semana cheio da Presença de Deus!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem
    👼🙏😘🌹

    RépondreSupprimer
    Réponses
    1. Boa tarde Rosélia,
      acho importante que todos nós tenhamos respeito pelo ambiente e que passa pela contemplação das coisas bonitas !
      aqui aparece fotos que tirei nas margens do rio Cávado e do rio Homem, são rios deslumbrantes, que nos enchem o olhar !
      beijinho, feliz domingo para ti

      Supprimer
  3. Uma excelente participação. Adorei o poema. E o vídeo da Mísia é fantástico. Obrigada pela partilha.
    Abraço e bom domingo

    RépondreSupprimer
    Réponses
    1. Elvira, o meu abraço,
      e obrigada pela visita!
      esta imagem da jovem no rio fez-me lembrar um video que tinha visualizado da Mísia no Tejo !
      beijinho

      Supprimer
  4. Minha querida Ângela! Que bela exaltação poética a esse líquido sagrado que da vida e que é vida, a água. Uma poesia encantadora com fotos deslumbrantes. Parabéns pela fotógrafa que és. imagens perfeitas de lugares sagrados.

    Criam-se rendas de espuma a brilhar
    Que se espraiam prazerosas,
    Transportando brancas rosas, nos braços de um longo mar,
    De costas voltadas à sede,
    Em jardins de encantar.

    Amei toda composição, destaco essa estrofe como resumindo a grandiosidade dos seus versos amiga!
    Parabéns pela magnífica participação, da qual só merece aplausos e elogios. Obrigada por engrandecer esta BC com tanto carinho, desvelo e atenção. Seja sempre bem vinda! Abraços, com desejos de paz e felicidade.

    RépondreSupprimer
    Réponses
    1. Desculpe por não ter me referido ao vídeo, perfeito! parabéns pela escolha. Bjuss

      Supprimer
  5. Ce commentaire a été supprimé par l'auteur.

    RépondreSupprimer
    Réponses
    1. Cara Lourdes, é sempre um prazer participar neste convívio de lindas palavras que se trocam entre amigos com sentimentos muito gostosos à mistura :)
      abraço amiga,
      bom domingo

      Supprimer
  6. Abraço a água,
    Que não é tua, não é minha, nem de ninguém,
    Águas que lavam as mágoas,
    A água, que só Deus tem!

    Amiga, inicio o meu comentário com a última estrofe da sua belíssima poesia em homenagem a água que também considero um líquido sagrado. Parabéns amigo pelo belo poetar, suas fotos perfeitas de lugares mágicos, encantadores e a música perfeita! Parabéns! abraços, fica na paz.

    RépondreSupprimer
    Réponses
    1. fico contente por ter gostado !
      a água é linda, não podemos deixar de a contemplar e de a defender, mas tem tido muitos maus tratos, infelizmente
      apesar de ser essencial à vida na terra

      beijinho, bom domingo :)

      Supprimer
  7. Olá, Ângela!

    Gostei do teu abraço à água, em forma de poema, todo cor, som, cheiro e amor.
    De facto, a água é soberana e tanto nos pode amar, qto afogar, no sentido lato do termo, contudo, nós, humanos somos culpados pelo estado a k chegou o ambiente.

    Há mto que não ouvia a Mísia. Acho-a um tanto "bizarra" e sempre tentou imitar a Amália, mas enfim, a Amadora não é Paris -rs.
    Ouvi Amália e escusado será dizer k gostei imenso. Ela canta bem em todas as Línguas.

    As fotos, as que fizeste, acompanham e mto bem o teu poema. Tens jeito e sabes arrumar as ideias, como já te tinha dito.

    Beijos e um bom domingo. Em Lisboa está sol, mas está vento.

    RépondreSupprimer
  8. Ouvi Amália, deixa k esclareça, mas não no teu blogue. Procurei o vídeo no Youtu.be.

    Boa semana.

    RépondreSupprimer
  9. Olá Céu, obrigada pela visita !
    as fotos são do rio Cávado e do rio Homem:) rios espantosos com o seu abundante elemento líquido :)
    temos ideas de proteção ecológica um pouco por toda parte!
    beijinho, bom domingo

    RépondreSupprimer
  10. Oi Angela
    Estou deslumbrada com a beleza e a excepcionalidade desse "Abraço a água". Puro deleite! Um poema airoso e lindamente delineado
    Um versar magnífico minha amiga
    Te aplaudindo aqui
    Beijinhos doces e uma feliz semana

    RépondreSupprimer
  11. Água que flui como os versos, espalhando encantamento, buscando cuidado e acolhida. Água, poesia para a vida.

    Um abraço. Tudo de bom.
    💙 Dias de poesia.

    RépondreSupprimer
  12. De bom gosto a sua participação com um som agradável e belos poemas!!! Bj

    RépondreSupprimer
  13. Lindíssimo poetar, Ângela
    Estou encantada.
    Deixo um carinhoso abraço para ti.
    Verena

    RépondreSupprimer
  14. Angela que bela música na partilha, gostei muito.
    A poesia loa à água, elemento fatal de nossas vidas>
    Afagar a água, cuidar da fonte com amor.
    Abraçar a água numa química perfeita e maravilhosa Angela.
    Linda construção amiga.
    Beijo e feliz semana de paz e luz.

    RépondreSupprimer
  15. Bom dia!
    Acabei de postar minha participação nesta maravilhosa BC com as alunas Mariana e Vanessa Oliveira,
    Muito interessante as participações das alunas, espero que goste, aguardando sua visita que amamos e agradecemos.
    Parabéns pela linda poesia para homenagear á água esse líquido sagrado e encantada com suas lindas fotos. Parabéns! Amei toda postagem amiga Angela.

    Tenha um lindo dia e uma semana feliz e abençoada. Abraços da amiga Elza.

    RépondreSupprimer
  16. É muito gostos passear pe-
    las paisagens que você nos
    traz.
    Um beijo e obrigado por se
    lembrar de mim.

    .

    RépondreSupprimer
  17. Olá Ângela!
    Excelente e belíssimo poema, adorei amiga. O musical então, é espectacularmente espectacular.

    Abraço a água,
    Que não é tua, não é minha, nem de ninguém,
    Águas que lavam as mágoas,
    A água, que só Deus tem!

    Lindo! Lindo! Amei imensamente.
    Beijinho fraterno de paz.
    Luisa

    RépondreSupprimer
  18. Angela!
    Decantar em versos o poder das águas, bem tão precisoso, é agradecer a Deus por nossa existência.
    Lindo seu poemar...
    cheirinhos
    Rudy
    https://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com/2019/03/divulgacao-cultural-21-74-poetizando-e.html

    RépondreSupprimer
  19. Querida Ângela que linda poesia homenageando e alertando para a importância desse líquido sagrado a água. Amei sua postagem, perfeita! Abraços, continuação de uma semana feliz.

    RépondreSupprimer
  20. O teu poema é magnífico, parabéns.
    Tal como as fotos.
    Também gostei da canção da Mísia, que não conhecia (ou não me lembro de a ter ouvido antes).
    Ângela, continuação de boa semana.
    beijo.

    RépondreSupprimer
  21. Parabéns pela sua bela e expressiva poesia
    adornada com graciosas imagens e analogias.
    Gostei muito de ouvir a Mísia e destas
    perspetivas do castelo de Almourol.
    Grata pela partilha.
    Beijinho
    ~~~~

    RépondreSupprimer
  22. Verdade. A água é um recurso que não nos pertence.
    Bom fim de semana!

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    RépondreSupprimer
  23. Convite para o poetizando e encantando
    Mais uma vez chegando com o desafio da semana, poetizar e encantar!
    Gostaria de ter postado mais sedo, mas a net por aqui anda péssima, lenta e caindo.
    Finalmente consegui e aqui estou com mais um convite. Ficarei feliz e muito grata com sua maravilhosa participação.
    Abraços, feliz fim de semana.

    RépondreSupprimer
  24. Olá Angela, td bem?
    Que poema maravilhoso, a água é um dos elementos mais importantes da Terra, sem ela não há vida, não há verde, não haveria nada! Adorei as fotos tbm, que belas paisagens dos rios de Portugal.
    Beijos!

    RépondreSupprimer

Merci de tout coeur pour vos visites et commentaires!