Pausa deste blog

vendredi 27 novembre 2020

Joaquim Pessoa - "Tu ensinaste-me a fazer uma casa - Tu m'as appris à faire une maison"

"Tu m'as appris à faire une maison", je vous présente un poème du poète portugais Joaquim Pessoa.

née le 22 février 1948 à Barreiro (ville du Portugal)

image du net

Tu Ensinaste-me a Fazer uma Casa

Tu ensinaste-me a fazer uma casa:
com as mãos e os beijos.
Eu morei em ti e em ti meus versos procuraram
voz e abrigo.
E em ti guardei meu fogo e meu desejo. Construí
a minha casa.
Porém não sei já das tuas mãos. Os teus lábios perderam-se
entre palavras duras e precisas
que tornaram a tua boca fria
e a minha boca triste como um cemitério de beijos.

Mas recordo a sede unindo as nossas bocas
mordendo o fruto das manhãs proibidas
quando as nossas mãos surgiam por detrás de tudo
para saudar o vento.

E vejo teu corpo perfumando a erva
e os teus cabelos soltando revoadas de pássaros
que agora se recolhem, quando a noite se move,
nesta casa de versos onde guardo o teu nome.

Joaquim Pessoa, in 'Os Olhos de Isa'


Tu m'as appris à faire une maison

Tu m'as appris à faire une maison:
avec les mains et les baisers.
J'ai vécu en toi et en toi mes vers ont cherché
voix et abri.
Et en toi j'ai gardé mon feu et mon désir. J'ai construit
ma maison.
Mais je ne sais plus où sont tes mains. Tes lèvres sont perdues
entre des mots durs et précis
qui ont rendu ta bouche froide
et ma bouche triste comme un cimetière de baisers.

Mais je me souviens de la soif qui unissait nos bouches
qui mordaient le fruit des matins interdits
quand nos mains apparaissaient de partout 
pour saluer le vent.

Et je vois ton corps qui  parfumait l'herbe
Et tes cheveux qui libéraient des volées d'oiseaux
qui maintenant se refugient, quand la nuit se déplace,
dans cette maison de vers où je garde ton nom.


image du net
Joaquim Maria Pessoa (Barreiro, 22 de fevereiro de 1948), conhecido por Joaquim Pessoa, é um poeta, artista plástico, publicitário e estudioso de arte pré-histórica português.



14 commentaires:

  1. Gostei deste poema...
    Os poemas escritos no início de carreira são mais sentidos e genuínos.

    Uma boa semana, Angela. Tudo pelo melhor. Beijinho
    ~~~~~~~~

    RépondreSupprimer
  2. Bom dia de domingo, querida amiga Ângela!
    Ser casa, abrigo, doar casulo, ninho...
    O que entristrecerá é não cuidar da doação/oferta.
    Sejamos mansão de amor ao coração de quem amamos ou nos ama.
    Não conhecia o poeta e gostei muito.
    Tenha uma nova semana abençoada!
    Bjm carinhoso e fraterno

    RépondreSupprimer
  3. Joaquim Pessoa, um nome grande da poesia portuguesa. Gosto muito de tudo o que ele escreve.
    Uma boa semana com muita saúde.
    Um beijo.

    RépondreSupprimer
  4. Você foi tão carinhosa lendo as minhas
    bobagens que até sinto vergonha em lhe
    dizer que em cada história tem um pouquinho
    do autor. Em cada canto tem uma estrofe,
    um acorde das músicas que você ouviu.
    Um beijo, Ângela e muito obrigado.

    RépondreSupprimer
  5. Não conhecia, obrigada por compartilhar! :) Bom fim de semana.
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    RépondreSupprimer
  6. Numa breve passagem - com mensagem colada - a fim de poder chegar a todos. Desejando que todos se encontrem bem de saúde. Obrigada a todos por não me terem “abandonado” Voltando, conforme o tempo me permitir. :)
    --
    “ Liberdade hipócrita ”
    -
    Beijo e um excelente Fim de Semana;-Prolongado.

    RépondreSupprimer
  7. Joaquim Pessoa, Fernando
    Pessoa. Oh, família...
    Beijos e risos.

    RépondreSupprimer
  8. Gosto muito da poesia de Joaquim Pessoa e este poema é excelente.
    Óptima escolha, Angie.

    Continuação de boa semana.
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    RépondreSupprimer
  9. Lindo poema Angela nesta partilha.
    A ultima estrofe é estonteante amiga.
    Carinhoso abraço amiga.
    Beijo paz.

    RépondreSupprimer
  10. Um bonito poema Angela,
    Gosto de ler Joaquim Pessoa _ poetas portugueses são realmente maravilhosos.
    abraços e Feliz natal !

    RépondreSupprimer
  11. As minhas Saudações Natalícias, para si!

    RépondreSupprimer
  12. Achei fofo da sua parte me dizer
    o que disse dos textos.
    Adorei. Obrigado, de verdade.
    Um beijo com gosto de rabanada.
    Feliz natal.

    RépondreSupprimer

Merci de tout coeur pour vos visites et commentaires!