Pausa deste blog

mercredi 20 janvier 2021

Antonio Vieira - "Citações / citations"


Antonio Vieira, (1608-1697) né à Lisbonne, était un prêtre jésuite portugais, écrivain, prédicateur de renom, auteur de 200 sermons, et de grand nombre de documents littéraires. Antonio Vieira est considéré l’un des grands noms de la littérature portugaise et un des plus grands orateurs sacrés du XVIIe siècle.

Fernando Pessoa le nomme « Empereur de la langue portugaise »

Source de l’image https://pt.wikipedia.org/wiki/Ant%C3%B3nio_Vieira

Ayant passé la plus grande partie de sa vie au Brésil où son père avait été nommé greffier du Tribunal de Bahia, Vieira suivit de brillantes études au collège jésuite de Salvador de Bahia. Il rentra au noviciat de la Compagnie de Jésus en 1623 et en 1634, il est ordonné prêtre.
Durant toute sa vie professionnelle, Antonio Vieira mènera une grande lutte pour la défence des droits des Indiens, des Juifs et des esclaves, et suivit une carrière de diplomate entre le Brésil, le Portugal et d'autres pays d'Europe.


source de l'image https://pt.wikipedia.org/wiki/Col%C3%A9gio_dos_Jesu%C3%ADtas_(Salvador)

O Colégio dos Jesuítas da Bahia foi uma instituição educacional do Brasil Colonial que funcionou em Salvador (Bahia) entre 1553 e 1759, onde estudou o padre António Vieira.

Le Père Antonio Vieira et le cathécisme des Indiens

Je vous invie à lire quelques citations du père António Vieira, (avec ma traduction d'amateur en français)

Os mais felizes reinos não são aqueles que têm as mais bem entendidas cabeças, senão aqueles que têm as mais bem entendidas mãos.

Les royaumes les plus heureux ne sont pas ceux qui ont les têtes les plus astucieuses, mais ceux qui ont les plus astucieuses mains.


O povo, no pouco que tributa, dá tudo quanto tem; e o grande, em tudo o que dá, dá muito menos que deve, porque dá o que lhe sobra, e o pequeno dá o de que necessita.

Le peuple, du peu qu'il paie, donne tout ce qu'il a; et le riche, dans tout ce qu'il donne, donne beaucoup moins qu'il ne devrait, parce qu'il donne ce qui lui reste, et le pauvre donne ce dont il a besoin.

O fim para que os homens inventaram os livros foi para conservar a memória das coisas passadas contra a tirania do tempo e contra o esquecimento dos homens, que ainda é maior tirania.

Le but pour lequel les hommes ont inventé les livres était de sauvegarder la mémoire des choses du passé contre la tyrannie du temps et de l'oubli des hommes, ce qui est une tyrannie encore plus grande.




"António Vieira (1608-1697) foi um dos maiores pensadores portugueses de todos os tempos. Homem de grande visão e sabedoria, desde cedo se evidenciou nos seus sermões pela clareza e eloquência do seu discurso..."
"Deixou uma vasta obra escrita. Além dos 200 sermões que escreveu, tem um espólio de mais de 750 cartas e muitos outros tipos de documentos…"

O padre António Vieira nasceu em Lisboa em 1608. O pai foi para o Brasil para exercer o cargo de escrivão da Relação em Salvador da Bahia, quando Vieira tinha um ano. Aos 7 anos, viajou com a mãe para se juntar ao pai no Brasil, e aos 15 anos, ingressou no colégio dos Jesuítas de Salvador, passando a estudar além de teologia, lógica, física, metafísica, matemática e economia.
Lecionou humanidades retórica em Olinda (cidade do Brasil colónia) e em 1635 foi ordenado sacerdote na Bahia.

Em 1641, com 33 anos, Vieira veio a Portugal integrado numa missão de apoio ao rei D. João IV, iniciando uma carreira diplomática...
António Vieira foi uma das mais influentes personagens do século XVII em termos de política e oratória, destacou-se como missionário em terras brasileiras. Nesta qualidade, defendeu incansavelmente os direitos dos povos indígenas . Também defendeu os judeus, a abolição da distinção entre cristãos-novos (judeus convertidos, perseguidos à época pela Inquisição) e cristãos-velhos (aqueles cujas famílias eram católicas há gerações), e a abolição da escravatura.

24 commentaires:

  1. Livro bem antigo, das tais preciosidades que guardo ciosamente, os Sermões estão a ser recuperados para serem expostos no quadragésimo aniversário da Universidade de Macau

    RépondreSupprimer
    Réponses
    1. Você conseguiu...
      Conseguiu fazer o Pedro
      falar. Não que ele não
      o faça, mas quando o faz
      faz com sabedoria.
      Pedro, um abraço e um
      também para a linda
      dona dessa Pensão.

      Supprimer
    2. Que boa notícia Pedro!
      as vidas dessas pessoas com comportamentos tão inspiradores, como o padre António Vieira, deveriam sem dúvida ser mais conhecidas e divulgadas
      que coragem teve esse homem de cruzar por várias vezes o oceano, viagens longas, afrontando tempestades, com meios muito básicos,
      e vir ter com o rei de Portugal e com o papa para solicitar a proteção dos mais frágeis e desprotegidos, sabendo nós que ele tinha a inquisição e os mais poderosos contra ele!

      Supprimer
    3. Que boa notícia Pedro!
      as vidas dessas pessoas com comportamentos tão inspiradores, como o padre António Vieira, deveriam sem dúvida ser mais conhecidas e divulgadas
      que coragem teve esse homem de cruzar por várias vezes o oceano, viagens longas, afrontando tempestades, com meios muito básicos,
      e vir ter com o rei de Portugal e com o papa para solicitar a proteção dos mais frágeis e desprotegidos, sabendo nós que ele tinha a inquisição e os mais poderosos contra ele!

      Supprimer
  2. Grata pela partilha. Conheci um pouco dos seus sermões numa biblioteca há muitos anos. Nunca mais li nada sobre ele.
    Abraço e saúde

    RépondreSupprimer
    Réponses
    1. há 3 ou 4 anos, comprei um livro sobre o padre António Vieira com parte dos sermões e citações
      foi um homem de grande humanismo

      Supprimer
  3. Lembro-me de estudar algumas coisas dele! :) Bom dia.
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    RépondreSupprimer
    Réponses
    1. Olá Inês
      a vida do padre António Vieira deveria ser mais divulgada :)

      Supprimer
  4. Muito bom teu compartilhamento.Belas as palavras dele sempre! beijos, chica

    RépondreSupprimer
    Réponses
    1. Olá Chica, obrigada pela visita
      eu admiro muito o homem que foi o padre António Vieira

      Supprimer
  5. O saber nunca ocupou lugar. Grato pela informação.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .
    Cumprimentos poéticos

    RépondreSupprimer
    Réponses
    1. Tem razão Ricardo,
      como comprei um livro sobre o padre António Vieira, com parte de sermões e citações, foi saber um pouco mais sobre a vida desse grande humanista

      Supprimer
  6. Muchas gracias por tu aportacion y visita
    me alagra que me visites
    Besos

    RépondreSupprimer
  7. Olá, Ângela!

    Espero k estejas bem de saúde, tal como a tua família. Eu estou bem, trancadinha em casa, e a minha família k é constituída só por primos e primas, julgo estar bem.

    É sempre agradável ler/recordar a Biografia do Padre António Vieira, um dos maiores oradores da cultura Portuguesa. Não sabia que fora ordenado Padre no Brasil, na Bahia, mas sei que sempre defendeu os oprimidos e aqueles k não tinham quaisquer direitos.

    Os sermões dele são lindos de ler, e o Sermão dos Peixes é aquele de que guardo melhores recordações.

    Grata pelo teu comentário no meu blogue. Agora, como sabes, as escolas estão fechadas durante 15 dias (férias da Páscoa e Carnaval) e eu estou relaxando sobretudo a minha mente, pke tenho andado assustada com a Pandemia.

    Beijos, saúde e resto de bom domingo.

    RépondreSupprimer
  8. Olá Céu, concordo com a beleza dos textos do padre António Vieira
    essa gente dos mosteiros estudavam imenso, a vida toda!
    e o humanismo deste padre em particular, é de grande apreço
    a sua vida e conhecimento deveriam ser mais divulgados
    o Sermão aos Peixes é muito belo, sendo que esses humanistas tinham de usar muitas metáforas para não atacar diretamente os poderosos
    e não serem incriminados e presos,
    Olha esta pandemia dá-me também muita angústia, nunca se sabe o que nos pode acontecer, e fico fechada em casa, 10 minutos lá fora é um luxo
    beijinhos, cuidemos de nós e dos outros!

    RépondreSupprimer
  9. Gosto de ler o Padre António Vieira no seu português exemplar.
    Uma boa semana com muita saúde.
    Um beijo.

    RépondreSupprimer
    Réponses
    1. pela sua vida e pela sua obra, o padre António Vieira é extremamente inspirador e sem dúvida que deveria ser mais divulgado:)

      Supprimer
  10. Que belíssimo trabalho na partilha Angela. Sempre li muito sobre o Padre Vieira aqui no Brasil e suas citações estão bem selecionadas para o identificar com pacificador e defensor dos oprimidos. Olhando a primeira foto histórica ilustrativa, eu a tenho na atualidade. Ali é a igreja da Sé e ao lado foi onde ele estudou e depois foi a Primeira Escola de Medicina do Brasil, prédio restaurado hoje muito bonito. Vou ver se tenho seu e-mail e lhe enviarei fotos atuais deste espaço, que hoje é conhecido como Terreiro de Jesus.
    Grato por compartilhar.
    Uma boa e feliz semana amiga.
    Beijo e paz no coração.

    RépondreSupprimer
    Réponses
    1. obrigada Toninho aprecio o seu comentário
      e também pelo facto de conhecer esses locais nos dias de hoje
      Tenho lido algumas coisas sobre a Bahia, e pelas publicações podemos ver que aí existia um importante polo de cultura e de ensino
      independentemente da cor da pele, daí saíram personagens de muito valor, pintores, músicos, inventores, escritores, médicos, políticos governantes
      só assim se compreende o humanismo do padre António Vieira
      abraço, boa semana para si também e votos de boa saúde

      Supprimer
  11. Você viu, Ângela? Arrumei um jeito
    de fazê-la recordar o passado e tudo
    o que disse dos Arcos da Lapa é
    verdade. A mais pura verdade.
    Um beijo, obrigado por comentar o
    meu texto e parabéns por esta beleza
    de página.

    RépondreSupprimer
    Réponses
    1. Claro que sim Sílvio, parece que soube levar a água ao seu moinho:))

      Supprimer
  12. Olá, querida amiga Ângela!
    Seus pedidos foram aceitos e floriu a "Flor do Campo".
    https://flordocampo3.blogspot.com/2021/02/apoio-florido.html
    Com a honra que lhe é devida e muito agradeço.
    Gosto muito dos companheiros José de Anchieta e Antônio Vieira.
    Sempre com excelentes posts.
    Esteja bem, amiga.
    🙏🙌🕊️👼💐😘

    RépondreSupprimer
  13. Que maravilha querida Rosélia!
    a "Flor do Campo" irá acompanhar a chegada da nossa primavera :))

    RépondreSupprimer

Merci de tout coeur pour vos visites et commentaires!