Pausa deste blog

vendredi 11 mai 2018

Pedro Abrunhosa . "Tens os Olhos de Deus / Tu as les yeux de Dieu"

D'abord ma participation en réponse à l'invitation de notre amie Lurdes qui nous invite à jouer "aux poètes" (image du blog Poetizando e Encantando):
Em primeiro lugar deixo aqui com muito gosto, a minha participação em resposta ao convite da Prof. Lourdes,
para a 34ª EDIÇÃO DO seu blogue POETIZANDO E ENCANTANDO. Obrigada grande amiga :)
3ª imagem

Mãos que se erguem e nas pontas dos dedos uma linda borboleta que alça voo em tom de liberdade.


O ar faz-se leve
A manhã faz-se serena
São acordes de harmonia
São maravilha terrena!

Voam aromas encantados
Voa o sol da primavera
Brilham orvalhos nos prados
É o nascer do dia!


Liberta-se a borboleta
Quando vistosa e feliz
Carrega nas suas asas
As cores do arco-íris

É vê-la de destino marcado
Por entre misteriosas estradas
Vai procurar as flores,
Suas belas afilhadas!

Angela



De suite, je vous invite aujourd'hui à écouter une jolie melodie poétique chantée par Ana Moura. C'est une jeune chanteuse portugaise qui a beaucoup d'expérience dans l'art de chanter le fado. J'avais déjà considéré cette chanson dans mon autre blog.


Le compositeur, musicien, poète, aussi plein de talent, s'appelle Pedro Abrunhosa. J'espère que vous aimerez l'entendre !
J'ai préparé ma traduction "d'amateur" pour aider ceux qui ne comprennent pas le portugais. Laissons-nous bercer para la mélodie :)

Ana Moura - Tens Os Olhos De Deus

publié par AnaMouraVEVO


Tu as les yeux de Dieu

Tens os olhos de Deus / Tu as les yeux de Dieu

E os teus lábios nos meus / Et tes lèvres sur les miennes

São duas pétalas vivas./ Sont comme deux pétales vives

E os abraços que dás, / Et quand tu me serres dans tes bras,

São rasgos de luz e de paz / Il y a des sillons de lumière et de paix

Num céu de asas feridas, Dans un ciel d’ailes blessées, 
E eu preciso de mais, Et j’en veux encore, 
Preciso de mais. J’en veux encore. 
Dos teus olhos de Deus,/ De tes yeux de Dieu,
Num perpétuo adeus / Dans un perpétuel adieu
Azuis de sol e de lágrimas, / Bleus de soleil et de larmes
Dizes: ‘Fica comigo / Tu me dis « Reste avec moi
És o meu porto de abrigo, / Tu es mon port d’abri
E a despedida uma lâmina!’./ Et l’adieu est comme une lame « ! 
Não preciso de mais,/ Je n’en veux plus 
Não preciso de mais./ Je n’en veux plus. 

Embarca em mim,/ Embarque en moi, 
Que o tempo é curto / Que le temps est court 
Lá vem a noite / Voilá qu’arrive la nuit 
Faz-te mais perto./ Viens plus près
Amarra assim / Ligote ainsi
O vento ao corpo, / Le vent à ton corps,
Embarca em mim / Embarque en moi 
Que o tempo é curto./ Que le temps est court
Embarca em mim. / Embarque en moi.
Tens os olhos de Deus, / Tu as les yeux de Dieu, 
E cada qual com os seus / Et chacun avec les siens
Vê a lonjura que quer, / Voit la distance qu’il veut, 
E quando me tocas por dentro / Et quand je te sens en moi
De ti recolho o alento / De toi je reccueille l’élan
Que cada beijo trouxer./Que chaque baiser apporte. 
E eu preciso de mais, / Et j’en veux encore,
Preciso de mais. /J’en veux encore. 
Nos teus olhos de Deus / Dans tes yeux de Dieu
Habitam astros e céus, / Habitent des astres et des cieux,
Foguetes rosa e carmim,/ Éclairs roses et carmin, 
Rodas na festa da aldeia /Rouages de fête de village
Palpitam sinos na veia / Des carillons dans la veine palpitent
Cantam ao longe que ‘sim!’.Et au loin, chantent que « oui « ! 
Não preciso de mais,/ Je n’en veux plus
Não preciso de mais./ Je n’en veux plus.
Embarca em mim, / Embarque en moi
Que o tempo é curto / Que le temps est court
Lá vem a noite / Voilá qu’arrive la nuit
Faz-te mais perto. / Viens plus près
Amarra assim / Ligote ainsi
O vento ao corpo, / Le vent à ton corps, 
Embarca em mim / Embarque en moi 
Que o tempo é curto./ Que le temps est court
Embarca em mim. / Embarque en moi. 
Embarca em mim. / Embarque en moi.
Embarca em mim. / Embarque en moi.
Embarca em mim. / Embarque en moi.
Embarca em mim. / Embarque en moi.
Embarca em mim, / Embarque en moi
Que o tempo é curto / Que le temps est court 
Lá vem a noite / Voilá qu’arrive la nuit
Faz-te mais perto / Viens plus près
Amarra assim / Ligote ainsi
O vento ao corpo, / Le vent à ton corps, 
Embarca em mim / Embarque en moi
Embarca em mim. / Embarque en moi.
Embarca em mim. / Embarque en moi.
Embarca em mim. / Embarque en moi.




Letra e Música/ Written by Pedro Abrunhosa




14 commentaires:

  1. Minha querida Ângela! Que linda poesia, mãos que se erguem. Doce e terna , um lindo poetar. Muito obrigada por mais uma vez participar do poetizando e já lhe espero para este que já postei. Entendo a falta de empo, não se preocupe, participe no dia que lhe convier. O importante é sua linda participação. Parabéns por toda magnífica postagem.
    Adicionei seu link na atual e na edição 34. Abraços, feliz fim de semana e embora em Portugal já tenha sido comemorado o dia das mães, feliz dia das mães braços

    RépondreSupprimer
  2. Voam aromas encantados
    Voa o sol da primavera
    Brilham orvalhos nos prados
    É o nascer do dia!

    Que linda inspiração amiga Ângela! !
    Uma poesia terna e doce. Amei!
    Abraços, feliz fim de semana!

    RépondreSupprimer
    Réponses
    1. Obrigada Genilda,
      espero que também tenha gostado da letra do Pedro Abrunhosa "tens os olhos de Deus" cantada pela Ana Moura:)
      eu fico deliciada quando oiço este video :)

      Supprimer
  3. Olá, querida amiga Ângela!
    Passar por aqui é um colírio...
    Lindo demais!
    "Eu preciso de mais"...
    Assim sou eu...
    Ter olhos de Deus é passar amor puro, delicado... cheio de paz...
    Quando me todas por dentro (certos toques ultrapassam ao corpo... levam ao êxtase da alegria da alma em festa...
    "De ti recolho o alento"... assim se dá quando o amor nos toca...
    "Os teus lábios nos meus" ... sensação indescritível! Aqui, suspiro...
    "Fica comigo... és meu porto de abrigo"... que coisa mais linda!
    "Embarca em mim que o tempo é curto... faz-te mais perto"...
    Que vídeo mais lindo! Super terno... delicadeza de alma como convém sempre para alimentar um belo amor...
    Embarquei no barco do meu amor e naveguei com meu amado pela doce melodia que correspondeu plenamente à imagem por você escolhida, minha querida amiga.
    Você se revela muito terna...
    Encontrei aqui tanta ternur que a serenidade tomou conta de mim novamente.
    Obrigada por este momento tao doce e romântico que tanto aprecio contemplar e viver.
    Vi retratado aqui um segundo momento amoroso vivido no dia por mim.
    Seja muito feliz e abençoada junto aos seus amados!
    Bjm fraterno de paz e bem

    RépondreSupprimer
    Réponses
    1. espiritualcartadeamor.blogspot.com.br/2018/05/barriga-solitaria.html?m=0

      Hoje fiz duas postagens, homenageei às mães em separado.
      Boa tarde de paz e bem!
      Bjm fraterno e carinhoso

      Supprimer
  4. Querida Roselia, fiquei feliz por ter gostado do texto do Pedro Abrunhosa, ele escreve coisas lindíssimas, sou fã dele :)
    e este texto fica lindamente na voz da Ana Moura,
    fico cheia de ternura quando ouço este video :) é um show
    feliz dia
    Angela

    RépondreSupprimer
  5. Bom dia. Visitando e como sempre, ficando fascinado com a sua publicação. Simplesmente brilhante. Amo ouvir Abrunhosa e Ana Moura.
    .
    * Mulher = Ventre de Vida...( Poetizando) *
    .
    Votos de um domingo feliz

    RépondreSupprimer
  6. Com a Ana Moura a cantar até gosto.
    Boa semana

    RépondreSupprimer
  7. Belos e inspirados versos, Ângela.

    Retomando as visitas aos blogs, ainda recuperando da cirurgia.
    Um abraço e uma boa semana.

    RépondreSupprimer
  8. Olá Ângela, que beleza de inspiração com ilustração musical destes gigantes que gosto de ouvir. Uma imagem delicada e inspiradora da bela convivência do homem e os seres natureza. Muito bela sua poesia Ângela.
    Aplausos amiga pela construção.
    Carinhoso abraço de paz e luz.
    Bjs no coração.

    RépondreSupprimer
  9. Querida Ângela
    Em primeiro lugar os meus parabéns pela participação!
    O poema é lindo!
    Depois... depois adoro Ana Moura (para além de gostar imenso de Fado). Este fado é lindíssimo, não só a música, mas principalmente o poema. E ela canta-o lindamente!
    Uma excelente postagem.

    Votos de uma boa semana.
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    RépondreSupprimer
  10. Linda poesia.
    estou passando por aqui pela primeira vez
    e estou adorando seus postes;
    TE SEGUINDO
    bjo

    https://blogdaadilene.blogspot.com.br/

    RépondreSupprimer
  11. Boa tarde!
    Mais que uma mão estendida
    mais que um belo sorriso
    mais do que a alegria de dividir
    mais do que sonhar os mesmos sonhos
    é, a amizade, o alimento
    que nos sacia a alma
    e nos é ofertado por alguém
    que tem amizade por nós.
    Amiga, chegando com o convite do Poetizando que anteciparei. Nesse final de semana terei médico e viajarei no sábado para casa da minha filha na capital Recife. Postarei amanhã o poetizando, assim que retornar atualizarei todas as visitas e os links.
    Será um prazer mais uma vez sua maravilhosa participação que só engrandece essa BC.
    Lhe desejo um abençoado fim de semana e que os bons ventos soprem sua vida lhe trazendo felicidade.
    Abraços da amiga Lourdes Duarte.


    RépondreSupprimer
  12. Querida Amiga, gostei muito do seu poema... desconhecia ter esse dom.
    Uma postagem soberba em qualidade e bom gosto.
    Parabéns.
    Beijos
    ~~~

    RépondreSupprimer

Merci de tout coeur pour vos visites et commentaires!