Pausa deste blog

mardi 17 juillet 2018

Cancioneiro - "Porque nao me ves Joana / Pourquoi ne veux-tu pas me voir Joana"



Le “Cancioneiro de Elvas” fait partie d’une série de manuscrits (cancioneiros) Portugais du XVIe siècle. Des poètes talentueux y réunissaient des oeuvres musicales et des poésies, surtout des poèmes d’amour, de la Renaissance. 

Je vous laisse découvrir un poème du manuscrit cité plus haut, chanté par le groupe "Capela Ultramarina":
 
Porque me não vês Joana 
Publié par Fabio Vianna Peres Ajoutée le 29 oct. 2014 Capela Ultramarina "Porque me não ves Joana" Cancioneiro d'Elvas - CME n. 20 fls. 58v-59 Regiane Martinez, soprano Patrícia Nacle, contralto Fábio Vianna Pertes, tenor e guitarra barroca Marília Macedo, flautas Guilherme de Camargo, guitarra barroca 
Ma traduction d'amateur en rouge:

Porque não me vês Joana              Pourquoi ne veux-tu pas me voir Joana
Pois sabes que meu desejo            Car tu sais que mon désir
Cresce quando não te vejo              Grandit quand je ne te vois pas

Cresce se estou na cidade             Il grandit si je suis en ville
E não me deixa no mato               Il me suit dans les champs
Não sei se me resguarde               Je ne sais si je dois me protéger
E de tudo me recato                      Et de tout m’éloigner

Não me custa tão barato               Ce n’est pas si bon marché
O dia em que te não vejo              Le jour que je ne te vois
Que não morra de desejo              Que je meure de désir


Diz a nossa querida Prof. Lourdes : Amigos, chegamos a 44ª edição do poetizando e Encantando. O desafio estimulador e o convite para poetizarmos. 


1ª Imagem- Um casal de lindas crianças que se abraçam docemente!

Abraço infinito

Amor, sente o abraço que acende o dia
vê como brilham os olhos das crianças
que salpicam luzes na pradaria,
fica perto de mim, defende o momento!

Quem se rende ao encanto da manhã,
acolhe as carícias do vento,
e abraça mundos em movimento
que se aconchegam no nosso olhar

São enlaços em forma de corações
alimento do viver que desfaz a tristeza,
que evidencia novos e amorosos seres,
providos de desvelos, e de destreza

São braços que se abrem em emoções,
moldes que transformam o tu e o eu,
por atalho apaixonante e radical,
na única e primeira pessoa du plural!

Angela

16 commentaires:

  1. Um abraço que enlaça nossos sonhos neste encontro de corações, que incentiva e inspira amiga,
    Linda postagem Anegela.
    Meu yerno abraço amiga.
    Beijo

    RépondreSupprimer
  2. Bom dia, querida amiga, Ângela!
    Braços que se abrem em emoções...
    Perfeitamente sensível e delicado este abraço que aperta mais.do que ao corpo... afaga à alma.
    "Não me custa tão barato o dia que não te vejo"...
    Muito verdadeiro...
    Tenha dias felizes e abençoados!
    Bjm fraterno e carinhoso de paz e bem

    RépondreSupprimer
    Réponses
    1. Boa noite, querida.amiga Ângela!
      Voltei para me deliciar com este vídeo belíssimo, amiga.
      Embala minha noite...
      Que saudade de cantar!
      No segundo semestre, vou retornar ao canto se Deus quiser.
      Obrigada por esta partilha dos deuses.
      Tenha dias felizes e abençoados!
      Bjm fraterno de paz e bem

      Supprimer
  3. Bom dia amiga. Não conhecia este seu blogue. Gostei muito.
    Obrigado pelo aviso. Vou levar o link
    Abraço

    RépondreSupprimer
  4. Palmas para a combinação dos
    versos com a melodia. Bravo!

    Beijos e beijos. Muitos.



    .

    RépondreSupprimer
  5. Versos e melodia em sintonia perfeita e inspiradora!!!bj

    RépondreSupprimer
  6. Querida Ângela, fico admirada com sua dedicação e reconhecimento aos grande vultos da arte, da música e da poesia. linda canção, os cancioneiros e músicos são deveras maravilhosos. Quando a sua poesia, linda! terna e doce. O abraço fraterno entre as crianças já é pura beleza e inspiração e a sua poesia como um todo, uma pérola.

    Quem se rende ao encanto da manhã,
    acolhe as carícias do vento,
    e abraça mundos em movimento
    que se aconchegam no nosso olhar..
    Encantada com sua criatividade e inspiração. Linda demais! Parabéns amiga, seja sempre bem vinda, pois nos dá o prazer de apreciarmos seu lindo poetar. obrigada! Abraços, continuação de uma feliz semana.

    RépondreSupprimer
  7. Um abraço tão aconchegante que enlaça nossos sonhos e acaricia o nosso coração quando somos enlaçados por braços amigos como esse delineado por você neste belíssimo e fascinante poema querida Angela
    Beijos e um abraço apertadinho recheadinho de intenso carinho

    RépondreSupprimer
  8. Olá querida Ângela! Sua poesia é terna e a imagem que escolheu está muito bem interpretada poeticamente. o abraço é uma carícia para a alma e faz bem ao nosso corpo e a nossa mente. Essas crianças lindas nos dão a dimensão da felicidade que traz um abraço verdadeiro.

    São braços que se abrem em emoções,
    moldes que transformam o tu e o eu,
    por atalho apaixonante e radical...
    Linda definição, bela inspiração. Parabéns peala majestosa participação e postagem. A música tocada pelos cancioneiros é linda e não poderia ser melhor para agraciar ainda mais sua linda poesia. parabéns! receba o meu abraço amiga.

    RépondreSupprimer
  9. "Sentindo o abraço que acende o dia" nessa participação envolta em bela inspiração.

    Um abraço de paz e luz.

    RépondreSupprimer
  10. O teu poema "Abraço infinito" é excelente.
    Parabéns pelo talento poético.
    Amiga Ângela, continuação de boa semana.
    Beijo.

    RépondreSupprimer
  11. Gostei muito de ouvir o poema do cancioneiro de Elvas cantado em coro, e do mesmo modo, do seu poema.
    Parabéns pela criatividade e dedicação,
    Beijinho
    ~~~~

    RépondreSupprimer
  12. Bravo ma chère Angie pour ton nouveau site, de bien jolies poésies, merci de les avoir traduites en français, félicitations pour l'ensemble, j'en ai lu quelques unes mais je note le lien de ton site pour revenir les lire.
    Je te souhaite une belle soirée. Bien amicalement. Monique

    RépondreSupprimer
  13. Boa tarde amiga!
    Chegando com mais um convite do Poetizando e Encantando.
    Que nossos olhos
    se encante com as coisas raras e simples
    para que possamos perceber as inúmeras delicadezas
    que Deus nos concede a cada dia.
    Nós nunca estamos longe
    quando estamos
    no coração de alguém.
    Ter a amizade de alguém é algo precioso, hoje, dia 20 de julho, dia da amizade. Não poderia deixar passar despercebido esta data. A nossa BC tem como objetivo, fortalecer a interação entre amigos, então, vamos seguir poetizando e através de nossas poesias, fortalecer laços de amizade nessa blogsfera, nesse mundo virtual, que é tão real quanto nossos corações a pulsar.

    Amanhã logo cedo publicarei a 25 Edição do Poetizando e Encantando, que vem com uma variedade de imagens bem sugestivas. Abraços com carinho da amiga Lourdes Duarte.

    RépondreSupprimer
  14. Bonjour Angie, non, je n'avais pas connaissance de ce blog.
    C'était dommage car j'aime la poésie, comme tu le sais.
    Dommage aussi que ton propre poème ne soit pas traduit, je ne comprends pas ta langue.
    Très bon week-end à toi et à ta famille. Je t'embrasse.

    RépondreSupprimer

Merci de tout coeur pour vos visites et commentaires!