Pausa deste blog

samedi 28 juillet 2018

Fernando Pessoa - "O meu olhar / mon regard"



Fernando Pessoa. Le grand poète portugais du XXe siècle (1888-1935) qui s’inventait des doubles, nous offre la création de plusieurs «hétéronymes», chacun avec une personalité différente, à qui il attribue une partie de son oeuvre poétique.
Alberto Caeiro est l'un de ses hétéronymes.
Photos de Fernando Pessoa, source Wikipedia 


J'ai aimé ce travail présenté sur youtube, pour illustrer le poème, je me permets de le partager avec vous !

https://www.youtube.com/watch?v=JmyW1-q1OlM

 Poema "O meu olhar" - Fernando Pessoa 
Publié par Isabel Ferraz Ajoutée le 13 août 2010 

J'ai preparé en rouge ma traduction d'amateur, de ce poème "Mon regard" de Fernando Pessoa, ici sous le nom de Alberto Caeiro, le côté bucolique de Pessoa et l'oeuvre "le gardien de troupeaux", dont voici un extrait:

Mon regard est clair comme un tournesol.
J'ai l'habitude de marcher le long des routes
En regardant à droite et à gauche,
Et de temps en temps en regardant en arrière ...
Et ce que je vois à chaque instant
C'est ce que je n'avais jamais vu auparavant,
Et je m’en rends très bien compte ...
Je connais l'ébahissement essentiel
Qu'aurait un enfant si, à la naissance,
Il aurait la conscience de naître vraiment ...
Je me sens né à chaque instant
À l’éternelle nouveauté du monde ...
Je crois au monde comme à une pâquerette,
Parce que je le vois. Mais je ne pense pas à lui.
Parce que penser c'est ne pas comprendre ...
Le monde n'a pas été fait pour qu’on pense à lui
(Penser c'est être malade des yeux)
Mais pour le regarder et tout en étant d'accord ...
Je n'ai pas de philosophie: j'ai des sens ...
Si je parle de la nature ce n'est pas parce que je sais ce que c'est,
Mais parce que je l'aime, et je l'aime pour cela,
Parce que celui qui aime ne sait jamais ce qu'il aime
Ni il sait pourquoi il aime, ni ce que c’est qu’aimer...
Aimer c’est l'innocence éternelle,
Et l’unique innocence est de ne pas penser.




Et voici le texte original du poème :

O meu olhar é nítido como um girassol

O meu olhar é nítido como um girassol.
Tenho o costume de andar pelas estradas
Olhando para a direita e para a esquerda,
E de, vez em quando olhando para trás…
E o que vejo a cada momento
É aquilo que nunca antes eu tinha visto,
E eu sei dar por isso muito bem…
Sei ter o pasmo essencial
Que tem uma criança se, ao nascer,
Reparasse que nascera deveras…
Sinto-me nascido a cada momento
Para a eterna novidade do Mundo…
Creio no mundo como num malmequer,
Porque o vejo. Mas não penso nele
Porque pensar é não compreender …
O Mundo não se fez para pensarmos nele
(Pensar é estar doente dos olhos)
Mas para olharmos para ele e estarmos de acordo…
Eu não tenho filosofia: tenho sentidos…
Se falo na Natureza não é porque saiba o que ela é,
Mas porque a amo, e amo-a por isso,
Porque quem ama nunca sabe o que ama
Nem sabe por que ama, nem o que é amar …
Amar é a eterna inocência,
E a única inocência é não pensar…

Alberto Caeiro, in “O Guardador de Rebanhos – Poema II”




Em resposta ao convite da 46ª edição do Poetizando e Encantando, da professora Lourdes, de onde tiro a seguinte imagem que me inspirou para brincar com as palavras !
1ª Imagem- Uma jovem entre as árvores, com uma bicicleta carregada de flores, sente o ar puro da natureza. http://filosofandonavidaproflourdes.blogspot.com/

Livre pensamento

Passos que arrasto encurtam espaços,
e aproximam as flores dos jardins. De mansinho,
erguem-se as cores luminosas de um lindo dia !
São amores cristalinos em manhãs frondosas,
trilhos saudosos de eterna primavera,
as árvores e os frutos, da paz na terra.

Quando olhos lacrimosos pintam quadros irreais,
esqueço as palavras, e sinto livre o pensamento.
Vejo pombas brancas que se escapam de pombais,
terras prometidas, arcas de Noé, amores-perfeitos,
ternos sonhos, empurrados pelo vento.
E agradeço a oportunidade

Dos meros instantes presos na saudade,
à beira dos caminhos, e na luz das ramagens.
Ai surgem adornados castelos de fadas,
por onde prossigo a minha viagem,
escutando o sopro da brisa,
nos murmúrios e encantos da paisagem !

Angela


15 commentaires:

  1. Pensamento livre em versos que emocionam e contagiam.
    O poema de Fernando Pessoa é deslumbrante e adornou lindamente o belo vídeo
    Beijos e um domingo de paz e alegrias

    RépondreSupprimer

  2. Olá minha querida Ângela!
    Desculpe a demora para adicionar seu link e vir aqui apreciar sua maravilhosa participação. Dona de casa, se brincar não sai da cozinha nem aos domingos. Mas estou aqui. Como sempre nos brinda com seu majestosa postagem. Uma bela homenagem ao grande Fernando Pessoa e sua majestosa participação. Uma poesia terna, olhares saudosos que contemplam a paisagem, a natureza. Uma linda poesia! E destaco esse verso que achei incrível!

    Quando olhos lacrimosos pintam quadros irreais,
    esqueço as palavras, e sinto livre o pensamento.
    Vejo pombas brancas que se escapam de pombais,
    terras prometidas, arcas de Noé, amores-perfeitos,
    ternos sonhos, empurrados pelo vento.
    E agradeço a oportunidade.

    Uma bela inspiração grande poetisa!

    Obrigada por mais uma vez participar e nos da o prazer de podermos apreciar seu lindo poetar. Seja sempre bem vinda. Parabéns!
    Abraços, tenha um domingo feliz e um início de semana abençoado.

    RépondreSupprimer
  3. Amiga Angela, que magnífica publicação sobre Fernando Pessoa - "O meu olhar / mon regard" Parabéns!

    Parabéns também para sua linda poesia, uma bela e doce inspiração. Você é uma grande poetisa. Abraços, seja muito feliz.

    RépondreSupprimer
  4. Boa tarde, querida amiga Ângela!
    Não sei o que dizer diante de duas pérolas preciosas demais. Se do poema de Fernando Pessoa ou se do seu... ouso dizer do mesmo nível poético.
    Você me leu com o do Pessoa...
    Ele escreveu o que eu não saberia escrever mas que compactuo na essência.
    Lindo demais, amiga!
    Imagine você que estou a desfrutar de uma belíssima natureza e sinto tudo ao meu redor.
    Inclusive em minha participação, frisei bem isto.
    Escrevi o que senti... experiência na pele, nos sentidos, no 💙.
    "Pensar é doente dos olhos".
    Perfeito!
    Sou contemplativa e saboreio cada detalhe por onde vou. Sinto revigoramento do meu espírito diariamente por ser assim.
    Louvo a Deus por este presente existencial!
    Também vivo rodeada de castelos, fadas, anjos e similares que encantam meu viver.
    Meus parabéns pelo seu formoso poema!
    Tenha dias felizes e abençoados!
    Bjm fraterno e carinhoso de paz e bem

    RépondreSupprimer
  5. https://poemasdaminhalma.blogspot.com/
    Olá Ângela!
    Que doce e bela poesia, quando de invoca o grande poeta e escritor, Fernando Pessoa. Adorei, excelente escolha e linda poesia.
    Beijinho de paz e bem.
    Luisa

    RépondreSupprimer
  6. Bucólico e surreal versar que de fato, poetizou e encantou. E a pessoa do Pessoa com seus girassóis, o seu olhar, deu um toque todo especial à postagem.

    Um abraço e uma boa semana.

    RépondreSupprimer
  7. Um espírito inquieto que nos deixou um legado único.
    Boa semana

    RépondreSupprimer
  8. Uma linda, meiga e encantadora participação, amei, assim como todo seu espaço, o qual já estou seguindo com imensa satisfação!
    Beijos carinhosos!

    https://meusertaopoetico.blogspot.com.br

    https://sounaturezaesertao.blogspot.com.br

    https://brincadeirasdepoetas.blogspot.com.br

    https://feeapoesia.blogspot.com.br

    RépondreSupprimer
  9. Deixar o livre o pensamento e delinear em linda poesia os lindos sentires captados pela magia do teu olhar. Belíssimo!!!!
    Beijokinhas

    RépondreSupprimer
  10. Se gosto de reler Pessoa posso dizer que amei ler Ângela com este lindo olhar para os movimentos de todo seu olhar nesta linda poesia de construção livre e muito bonita, onde a há encantamento em cada passo, em cada verso livre como os pombos que voam dos pombais. Ficou encantada Ângela como se inspirada em Pessoa ao ver esta bela imagem da senhorita encantada com flores.
    Aplausos amiga e boa semana com paz e alegria.
    Beijo amiga.

    RépondreSupprimer
  11. Boa noite Angela! Belíssima participação,parabéns.
    Abraço.

    RépondreSupprimer
  12. Ah, como eu gosto de estar por aqui.
    Esse cheiro de pera e das maçãs
    sobremaneira me encanta.

    Beijos, Angela e bom dia.



    .

    RépondreSupprimer
  13. Ai Angela!
    Vir aqui é sempre uma aula de inspiração em versos que trazem cores, cheiros e paixão.
    Parabéns!
    “A força não provém da capacidade física. Provém de uma vontade indomável.” (Mahatma Gandhi)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com/2018/08/divulgacao-cultural-101-46-poetizando-e.html

    RépondreSupprimer
  14. Todos os dias são especiais, mas tem alguns que fazem os nossos olhos brilharem mais e estes nos deixam com a alma e o coração poético!
    Será que amanhã, será mais um desses dias! Então vamos Poetizar e encantar, amanhã e no decorrer da semana vindoura.
    Passando mais uma vez com o convite e dizendo que sua participação sempre foi importante e cada vez mais nos encanta com seu lindo poetar.
    Postarei no horário da manhã, espero você para mais um POERIZANDO E ENCANTANDO, que está com imagens que nos inspiram poesia.
    Feliz e abençoado fim de semana.
    Amiga Lourdes Duarte

    RépondreSupprimer
  15. Boa noite Angela! Belíssimo poema em um video maravilhoso.
    Abraço.

    RépondreSupprimer

Merci de tout coeur pour vos visites et commentaires!