Pausa deste blog

vendredi 25 septembre 2020

Fernanda de Castro - "Meditação / Meditation"


Fernanda de Castro (1900-1994) 

née à Lisbonne en 1900 et décédée dans la même ville en 1994, elle était écrivain, traductrice, poétesse portugaise.
Fernanda de Castro a consacré "une grande partie de son œuvre littéraire à la littérature destinée aux enfants et aux jeunes ... ayant fondé l'Association nationale des terrains de jeux, une initiative peut-être due au fait qu'elle était, depuis 1922, mariée avec António Ferro lui-même lié aux mouvements du pouvoir politique..."


Elle a été, avec son mari et d'autres, fondatrice de la Société portugaise des écrivains et compositeurs de théâtre.
Dans sa maison du "Bairro Alto" (à Lisbonne) les rencontres littéraires étaient connues, toujours ouvertes à la nouveauté et à une certaine hétérodoxie.
En tant qu'écrivain, elle se consacra à la traduction de pièces de théâtre, à l'écriture de poésie, de romance, de fiction et de théâtre.


Fernanda de Castro 
(1900-1994)

Maria Fernanda Teles de Castro de Quadros Ferro foi uma escritora, poetisa, escritora, tradutora portuguesa
"...dedicou grande parte do seu labor literário à literatura destinada à infância e juventude ….tendo fundado a Associação Nacional de Parques Infantis, facto a que não seria alheio o ser casada, desde 1922, com António Ferro, que, nos anos trinta, se movimenta nas áreas do poder político…." 
Foi juntamente com o marido e outros, fundadora da Sociedade de Escritores e Compositores Teatrais Portugueses
São conhecidas as tertúlias que reunia na sua casa do Bairro Alto, sempre aberta à novidade e a uma certa heterodoxia.
Como escritora, dedicou-se à  tradução de peças de teatro, a escrever poesia, romance, ficção e teatro. 


Meditação                                                (ma traduction d'amateur)

Fernanda de Castro

Às vezes, quando a noite vem caindo,       Partois, lorsque tombe la nuit,
Tranquilamente, sossegadamente,            Tranquilement, calmement,              
Encosto-me à janela e vou seguindo         Je m'appuie à la fenêtre et je suis
A curva melancólica do Poente.                 La courbe mélancolique du couchant.

Não quero a luz acesa. Na penumbra,       Je ne veux pas de lumière. Dans la pénombre
Pensa-se mais e pensa-se melhor.            On pense plus et on pense mieux.
A luz magoa os olhos e deslumbra,           La lumère blesse les yeux et éblouit,    
E eu quero ver em mim, ó meu amor!        Et je veux voir em moi, oh mon amour!     

Para fazer exame de consciência              Pour l'examen de ma conscience
Quero silêncio, paz, recolhimento             Je veux le silence, la paix, le recueillement
Pois só assim, durante a tua ausência,     Car seulment ansi, pendant ton absence,
Consigo libertar o pensamento.                 Je parviens à libérer ma pensée.

Procuro então aniquilar em mim,                J'essaie alors d'abolir en moi,
A nefasta influência que domina                 L'influence néfaste qui domine
Os meus nervos cansados; mas por fim,    Mes nerfs fatigués; mais à la fin,
Reconheço que amar-te é minha sina.       Je reconnais, que t'aimer est mon destin.

Longe de ti atrevo-me a pensar                   Loin de toi j'ose penser
Nesse estranho rigor que me acorrenta:     À ce rigueur étrange qui m'emprisonne: 
E tenho a sensação do alto mar,                 Et j'ai la sensation de la haute mer,
Numa noite selvagem de tormenta.             Par nuit de tempête déchaînée.

Tens no olhar magias de profeta                Tu as dans ton regard des magies de prophète
Que sabe ler no céu, no mar, nas brasas...Qui sait lire le ciel, la mer, les étincelles
Adivinhas... Serei a borboleta                     Tu devines... Je serais le papillon
Que vendo a luz deixa queimar as asas.    Qui voyant la lumière se laisse brûler les ailes.

No entanto — vê lá tu!— Eu não lamento    Pourtant - vois-tu! - Ni je réclame
Esta vontade que se impõe à minha...         Contre cette volonté qui s'impose à la mienne...
Nem me revolto... cedo ao encantamento... Ni je me révolte... je cède à l'enchantement...
— Escrava que não soube ser Rainha!        -  Esclave qui n'a pas su être Reine!

Meditação 
Poema de Fernanda De Castro com narração de Mundo De Poemas 
Publié par Mundo Dos Poemas •26/07/2020

O Segredo É Amar 
Poema de Fernanda de Castro com narração de Mundo Dos Poemas 
Publié par Mundo Dos Poemas •21/08/2020

O segredo é amar
Fernanda de Castro

O segredo é amar. Amar a Vida
com tudo o que há de bom e mau em nós.
Amar a hora breve e apetecida,
ouvir os sons em cada voz

e ver todos os céus em cada olhar.

Amar por mil razões e sem razão.
Amar, só por amar,
com os nervos, o sangue, o coração.
Viver em cada instante a eternidade
e ver, na própria sombra, claridade.

O segredo é amar, mas amar com prazer,
sem limites, fronteiras, horizonte.
Beber em cada fonte,
florir em cada flor,
nascer em cada ninho,
sorver a terra inteira como o vinho.

Amar o ramo em flor que há-de nascer,
de cada obscura, tímida raiz.
Amar em cada pedra, em cada ser,
S. Francisco de Assis.

Amar o tronco, a folha verde,
amar cada alegria, cada mágoa,
pois um beijo de amor jamais se perde
e cedo refloresce em pão, em água!

Fernanda de Castro, in "Trinta e Nove Poemas"


Alma Serena 
Poema de Fernanda de Castro com narração de Mundo Dos Poemas 
Publié par Mundo Dos Poemas .31/07/2020


Alma serena
Fernanda de Castro

Alma serena, a consciência pura,
assim eu quero a vida que me resta.
Saudade não é dor nem amargura, 
dilui-se ao longe a derradeira festa.

Não me tentam as rotas da aventura,
agora sei que a minha estrada é esta: 
difícil de subir, áspera e dura,
mas branca a urze, de oiro puro a giesta. 

Assim meu canto fácil de entender,
como chuva a cair, planta a nascer, 
como raiz na terra, água corrente.

Tão fácil o difícil verso obscuro!
Eu não canto, porém, atrás dum muro, 
eu canto ao sol e para toda a gente.

J'espère que les poèmes de Fernanda de Castro vous plairont:)
Espero que gostem de ler e ou ouvir os poemas desta poetisa portugesa.

21 commentaires:

  1. Réponses
    1. Eu também achei. Tantos
      entre outros tantos e ela,
      Ângela, selecionou o que
      nos mostrou. Muito bom,
      mesmo.
      Um beijo, Gracinha. Saudades
      de você.
      Ângela, tamojunto!

      Supprimer
  2. Obrigada pela partilha, querida Ângela
    Agradeço a sua gentil visitinha.
    Lindo fim de semana
    Beijinhos
    Verena

    RépondreSupprimer
  3. Uma boa escolha. Gosto muito de Fernanda de Castro.
    Abraço, saúde e bom domingo

    À margem:
    Já tenho o computador em casa, mas em 6 horas já se encerrou 8 vezes o que quer dizer que se não está melhor está pouco melhor apesar de desta vez eles me dizerem que substituíram uma peça. Noto diferenças, está mais rápido e o ecrã de encerrar voltou a ser azul. Passara a ser verde quando o problema começou. Vamos ver como se porta amanhã, mas se continuar assim, volta para lá na segunda-feira.

    RépondreSupprimer
    Réponses
    1. Não vai perder a garantia não,
      hein, minha querida Elvira.
      Beijos pra você e pra dona da
      pensão (Angela).

      Supprimer
    2. bom dia Elvira, bom domingo, espero que a máquina esteja recomposta!
      sem computador, tiram-nos a vida social :)eheheh

      Supprimer
  4. Boa noite de Domingo, querida amiga Ângela!
    Encontrei aqui tanta beleza. Até suspirei.
    O pensamento de Francisco de Assis é muito lindo.
    O amor rende o coração dos de boa vontade. Nada a reclamar. Só saborear o poente.
    Gosto da penumbra, ela me descansa...
    Consciência reta e o céu em nós.
    Tenha uma nova semana abençoada!
    Bjm carinhoso e fraterno

    RépondreSupprimer
    Réponses
    1. olá amiguinha, verificando que estamos num outro domingo!
      o tempo empurra-me para outro poeta,
      vamos lá ver que inspiração me chega:)
      beijinhos, bom domingo novo

      Supprimer
  5. Para começar a semana em beleza.
    Boa semana

    RépondreSupprimer
    Réponses
    1. bom fim de semana, Pedro
      eles chegam tão depressa que não se dá conta...

      Supprimer
  6. Gostei de ler aqui a Fernanda de Castro. Obrigada.
    Uma boa semana com muita saúde.
    Um beijo.

    RépondreSupprimer
    Réponses
    1. vou passar pelo seu mundo!
      Fernanda de Castro poetisa com doçura!

      Supprimer
  7. Não a conhecia, mas gostei de conhecer! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    RépondreSupprimer
    Réponses
    1. olá Inês
      também me aparecem muitos poetas talentosos que eu não conhecia
      pesquiso, e aprendo:)

      Supprimer
  8. Hola que tal va todo es pero que bien
    Gracias por tu aportacion y visita al blog
    como siempre vengo a agradercerte tu paso por el blog

    Besos

    RépondreSupprimer
  9. Taí, Fernandinha (de Castro) me surpreendeu
    com o melhor de sua verve.
    Um beijo e bom dia, Ângela querida.

    RépondreSupprimer
    Réponses
    1. foi uma poetisa que viveu muito tempo pelo que aprendi,
      passando da monarquia, para a República, e seus anos revoltosos,
      depois pela ditadura, e enfim conheceu a revolução dos cravos!
      muito histórica como senhora!

      Supprimer
  10. Ce commentaire a été supprimé par l'auteur.

    RépondreSupprimer
  11. Excelente lembrança e excelente publicação.

    Um modo de se expressar muito pessoal que gostei de recordar e rever seus descendentes dedicados às letras...

    Tudo pelo melhor, estimada Angela.
    Beijinhos
    ~~~~~

    RépondreSupprimer

Merci de tout coeur pour vos visites et commentaires!