Pausa deste blog

vendredi 4 février 2022

Eu canto a noite / Je chante à la nuit



Je vous invite á écouter Sara Correia et Maria Emília Reis deux jeunes chanteuses de fado. Elles interprètent "Fado Menor", un beau poème chanté:
Sara Correia e Maria Emília Reis - Fado Menor ao vivo Estudio6
Publié par Tejo Music Lab . 19 août 2016 
Guitarra Portuguesa: Angelo Friere Viola de Fado: Diogo Clemente


Minha mãe, eu canto a noite
Porque o dia me castiga
É no silêncio das coisas             ) bis
Que eu encontro a voz amiga    ) bis

Minha mãe eu grito a noite
Como um barco que te afasta
E naufraga no mar alto            ) bis
Ao pé da onda mais casta        ) bis

Minha mãe, eu sofro a noite
Neste amor em que me afundo
Porque as palavras da vida    ) bis
Já não têm outro mundo        ) bis

Minha mãe o que fizeste
O que fez o teu amor
Naquela hora tardia                ) bis
Em que me pariste em dor      ) bis

Por isso sou este canto
Minha mãe, tão magoado
Que visto a noite em meu corpo )bis
Sem destino, mas com fado
         )bis

Letra: Vasco de Lima Couto / Fado menor



j'ai préparé ci-dessous une traduction approximative d'amateur, comme je le fais d'habitude, à ma manière:

Ma mère, je chante à la nuit
Parce que le jour me punit
C'est dans le silence des choses  ) bis
Que je trouve la voix amie         ) bis

Ma mère je crie à la nuit
Comme un navire qui t'éloigne
Et qui naufrage en haute mer    )  bis
Auprès de la vague la plus pure)  bis

Ma mère, je souffre de la nuit
Dans cet amour dans lequel je sombre
Parce que les mots de la vie        ) bis
N'en ont plus un autre monde     ) bis

Ma mère qu'as-tu fait
Qu'est-ce qu'a fait ton amour
En cette heure tardive                )bis
où tu m'as eue dans la douleur   )bis

C'est pourquoi je suis ce chant
Ma mère, si meurtri
Dont j'habille en mon corps la nuit  )bis
Sans destin, mais avec le fado          )bis


9 commentaires:

  1. Lindo fado! Gostei de acompamhar! beijos, tudo de bom,chica

    RépondreSupprimer
  2. Boa noite de toda paz, querida amiga Ângela!
    Um tom nostálgico o fado sempre encanta.
    Um canto deveras magoado, entretanto favorece a interiorização.
    Pude até me respostar ao meu vir ao mundo.
    Vamos vencendo a noite, mas com faço...
    Que rosa linda!
    Beijinhos carinhosos e fraternos

    RépondreSupprimer
  3. Fado lindíssimo. Interpretações divinas que me deslumbrou ouvir. Gostei muito.
    .
    Saudações cordiais
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    .

    RépondreSupprimer
  4. Ora muito bom!! :)
    -
    Deambulando a sós...

    Beijos, e um execlente fim de semana.

    RépondreSupprimer
  5. Que bom ouvir aqui fado tão bem cantado.
    Uma boa semana com muita saúde.
    Um beijo.

    RépondreSupprimer
  6. Oi, Angela!
    Uma nova geração que muito orgulho trás à nação fadista. A tradição se mantendo em pé com muita dignidade o canto nacional! :)
    Beijus,

    RépondreSupprimer
  7. Bom dia minha querida amiga Ângela. Obrigado pela visita e aproveito para parabenizar o seu excelente trabalho de qualidade. Uma ótima quarta-feira.

    RépondreSupprimer
  8. Gostei imenso de ouvir o fado, Angela
    Agradeço a sua gentil visitinha.
    Seja sempre bem vinda!
    Lindo fim de semana.
    Beijinhos
    Verena.

    RépondreSupprimer

Merci de tout coeur pour vos visites et commentaires!