Pausa deste blog

lundi 18 mai 2020

Tempo de confinamento/ Par temps de confinement



Tempo de confinamento
Confesso a quem por aqui passa,
que tenho sede de um abraço,
que me confino e desatino,
na grandeza de um mero espaço.

Que imagino roseirais em flor
e desenhos de auroras sobre as dunas,
barquinhos de brincar nas correntes,
meandros de sapais e de espumas.

Confesso a quem por aqui passa,
que me procuro, murmuro e me aventuro,
fico sem saber o que é tempo.
O alento encontro-o por aqui,
e por aqui, na visita diária do vento.

Dói-me a ausência dos outros,
o clamor que aquece a alma,
os sossegos desassossegados.
Calo a ternura sem fim,
mais o frio do distanciamento, 
sonho com manhãs leves e belas.
Correm os dias… a passo lento.

Angela


Mais en période de déconfinement, un peu de musique et "faisons ce qui n'a pas encore été fait"!
Je vous invite à écouter Pedro Abrunhosa, toujours avec des créations très poétiques:

Pedro 
Pedro Abrunhosa - 'Fazer o Que Ainda Não Foi Feito'
Publié par Pedro Abrunhosa •13/07/2010 
'Pedro Abrunhosa & Comité Caviar' Álbum 'LONGE'

Fazer o Que Ainda Não Foi Feito

Sei que me vês
Quando os teus olhos me ignoram
Quando por dentro eu sei que choram
Sabes de mim
Eu sou aquele que se esconde
Sabe de ti, sem saber onde
Vamos fazer o que ainda não foi feito

Trago-te em mim
Mesmo que chova no verão
Queres dizer sim, mas dizes não
Vamos fazer o que ainda não foi feito

E eu sou mais do que te invento
Tu és um mundo com mundos por dentro
E temos tanto pra contar
Vem nesta noite
Fomos tão longe a vida toda
Somos um beijo que demora
Porque amanhã é sempre tarde demais

E eu sei que dói
Sei como foi andares tão só por essa rua
As vozes que te chamam e tu na tua
Esse teu corpo é o teu porto, é o teu jeito
Vamos fazer o que ainda não foi feito

Sabes quem sou, para onde vou
A vida é curva, não uma linha
As portas que se fecham e eu na minha
A tua sombra é o lugar onde me deito
Vamos fazer o que ainda não foi feito

E eu sou mais do que te invento
Tu és um mundo com mundos por dentro
E temos tanto pra contar
Vem nesta noite
Fomos tão longe a vida toda
Somos um beijo que demora
Porque amanhã é sempre tarde demais

Tens uma estrada
Tenho uma mão cheia de nada
Somos um todo imperfeito
Tu és inteira e eu desfeito
Vamos fazer o que ainda não foi feito

E eu sou mais do que te invento
Tu és um mundo com mundos por dentro
E temos tanto pra contar
Vem nesta noite
Fomos tão longe a vida toda
Somos um beijo que demora
Porque amanhã é sempre tarde demais

Vem nesta noite
Fomos tão longe a vida toda
Somos um beijo que demora
Porque amanhã é sempre tarde demais

Porque amanhã é sempre tarde demais
Porque amanhã é sempre tarde demais
Porque amanhã é sempre tarde demais


Et avec ma traduction d'amateur:
Faisons ce qui n'a pas encore été fait


Je sais que tu me vois
Quand tes yeux m'ignorent

Quand à l'intérieur je sais qu'ils pleurent
Tu me connais
Je suis celui qui se cache
Qui te connait, sans savoir d'où
Faisons ce qui n'a pas encore été fait

Je t'amène en moi
Même s'il pleut en été
Tu veux dire oui, mais tu dis non
Faisons ce qui n'a pas encore été fait

Et je suis plus que je ne t'invente
Tu es un monde avec des mondes dedans
Et nous avons tellement de choses à dire
Viens ce soir
Nous sommes allés si loin toute la vie
Nous sommes un baiser qui tarde
Parce que demain será toujours trop tard

Et je sais que ça fait mal
Je sais comment c'était toi si seule dans cette rue
Les voix qui t'appellent et toi sans faire de cas
C'est ton corps qui est ton port, c'est ta façon
Faisons ce qui n'a pas encore été fait


Tu sais qui je suis, où je vais
La vie est courbe, ce n'est pas une ligne
Les portes qui se ferment et moi dans mon idée
Ton ombre est l'endroit où je me couche
Faisons ce qui n'a pas encore été fait


Et je suis plus que je ne t'invente
Tu es un monde avec des mondes dedans

Et nous avons tellement de choses à dire
Viens ce soir
Nous sommes allés si loin toute la vie
Nous sommes un baiser qui tarde
Parce que demain será toujours trop tard

Tu as une route
J'ai une main pleine de rien

Nous sommes un tout imparfait
Tu es entière et moi je suis défait
Faisons ce qui n'a pas encore été fait


Et je suis plus que je ne t'invente

Tu es un monde avec des mondes dedans
Et nous avons tellement de choses à dire

Viens ce soir
Nous sommes allés si loin toute la vie
Nous sommes un baiser qui tarde
Parce que demain será toujours trop tard

Viens ce soir
Nous sommes allés si loin toute la vie
Nous sommes un baiser qui tarde 
Parce que demain será toujours trop tard

Parce que demain será toujours trop tard
Parce que demain será toujours trop tard
Parce que demain será toujours trop tard



16 commentaires:

  1. Que lindas fotos e poesia e confesso que também estou com saudades de abraços do resto da família e vontade de apertar no meu colo a netinha pequeninha. Adorei te ler! beijos, tudo de bom,ótima semana! chica

    RépondreSupprimer
  2. Ola:- Publicação maravilhosa. Um deleite em leitura poética.

    Quem me dera morrer de cansaço
    Se esse matasse o meu desejo
    De receber de ti um abraço
    E te poder ofertar um beijo
    -
    Feliz início de semana
    Proteja-se.

    RépondreSupprimer
  3. Maus uma publicação fantasticamente bela!!
    -
    Sentem-se famintos, pelo tempo que se alegra

    Beijo, e uma excelente semana.

    RépondreSupprimer
  4. Foi muito agradável ler o seu desabafo poético, pois estamos todos na mesma situação...
    Salva-nos realmente o relacionamento pelos blogues, porque as amizades não são virtuais.

    Pedro Abrunhosa já faz este ano 60 anos!! Como o tempo passa velozmente!
    Ficou muito completando este 'post'...

    Boa semana, Ana. Tudo pelo melhor.
    Beijinho
    ~~~~

    RépondreSupprimer
  5. Corrijo,'Ficou muito bem completando... Srrsssss...

    RépondreSupprimer
  6. Boa noite de paz e esperança, querida amiga Ângela!
    Adoro esta música que conheci por nossa amiga Ailime e que tenho uma alegria imensa ver aqui com um poema maravilhoso e todo o post nos lê.
    Como somos motivados uns pelos outros, amiga.
    Se Deus quiser, vamos seguir a estrada com firmeza nos pés, com todo ânimo do nosso 💙 ... Em breve, querida.
    Falei há pouco aqui sobre como é lindo dar e receber carinhosa atenção e como os amigos nos ajudam em muitos sentidos.
    Muito obrigada por saber pôr em palavras poéticas nosso estado de ânimo na atualidade.
    Tenha dias abençoados!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    RépondreSupprimer
  7. Está a chegar o tempo de nos dizerem quando poderemos viver mais ou menos normalmente.
    De autorizar em vez de proibir.

    RépondreSupprimer
  8. Bom dia Angela,

    Gostei da seus versos, estamos todos assim, carentes de abraço, de aperto de ver caminhar e encontrar um jardim florido, enquanto não acontece vamos nos consolando com os mimos virtuais. Lindas imagens e flores e cores a alegrar nosso olhar.

    Bjs e mimos querida.

    RépondreSupprimer
  9. Gostei imenso do poema.
    A inspiração que brotou do confinamento foi notável.
    E é sempre agradável ouvir Abrunhsa.
    Querida amiga Ângela, continuação de boa semana.
    Beijo.

    RépondreSupprimer
  10. Querida Angela
    Também sonho com manhãs leves e belas.
    Mas elas chegarão.
    Tudo passa.
    Excelente poema e vídeo.
    Um carinhoso abraço
    Verena.

    RépondreSupprimer
  11. Lindo poema! :)Por aqui também já se sente falta da vida normal.
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    RépondreSupprimer
  12. Beleza de postagem Angela.
    Musica e ilustrações e suas inspirações sempre belas e aqui neste olhar no amanhã que nos parece distante. Mas que pode vir para nossa alegria, para nos tirar deste afastamento, do aconchego dos abraços.
    Muito bonito em poesia.
    Gostei muito Angela.
    Carinhoso abraço.
    beijo amiga

    RépondreSupprimer
  13. Meu Deus: dê-me olhos que vejam o melhor nas pessoas, um coração que perdoe o pior, uma mente que se esqueça o mal, e uma alma que nunca perca a fé."

    Boa tarde de Paz minha amiga!
    Um maravilhoso poema que nos mostra a nossa realidade!

    Parabéns!
    Um grande abraço de Luz 🥀✨🌾🌷🌿🌸🎉

    RépondreSupprimer
  14. Passei para ver as novidades.
    Mas gostei de reler a boa poesia aqui publicada.
    Querida amiga Ângela, continuação de boa semana.
    Beijo.

    RépondreSupprimer
  15. Angela, vim avisar que acaba de entrar CÉU teu lá! Obrigadão! Podes ver aqui:

    https://ceuepalavras.blogspot.com/2020/06/blog-post_18.html

    beijos, chica e lindo domingo! Por coincidência, hoje estás em 2 blogues,rs...

    RépondreSupprimer

Merci de tout coeur pour vos visites et commentaires!